Sambo Brasil (Esportivo e Combat)


Sambo no Mundo

Campeonato Mundial em Tardshe Urbekistan   Novembro 4 a 8  2010

 

 

O Sambô (em Russo:Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pelaURSS desde 1938.

SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca.

 

História

O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.

O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô.

A influência Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do judo. O estilo proposto por Oshchepkov  é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.

Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.

Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.

Organização Desportiva

Federações Internacionais

Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambô como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.

No ano de 1985, a comunidade de Sambô formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambô (FIAS).

Em 1993, a FIAS dividiu-se em duas organizações, ambas utilizando o mesmo nome e logotipo. Estes dois grupos eram referidos como FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano).

Doze anos mais tarde, em 2005, a FILA conseguiu um acodo com a FIAS ocidental e reassumiu a jurisdição sobre o Sambô.

A FILA vem perdendo sua força junto ao Sambô, o que pode ser notado no website da entidade. Atualmente, a FIAS (e não a FILA) tem o poder de jurisdição nas competições internacionais de Sambô esportivo e de combate.

Os resultados das competições podem ser encontrados no site da FIAS.

 

Versões do Sambô

 

Chave de perna no Sambô


Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambô.

§  Sambô esportivo: em termos de estilo, seria, a grosso modo, uma junção da Luta Livre e o Judo. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.

§   

§  Sambô auto-defensivo: similar ao Jiu-jitsu e o Aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.

§  Sambô de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do Sambô. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.

§  Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao Sambô de combate.

A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o Freestyle Sambo, que seria o Sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no Freestyle sambô.

Graduações ou Faixas

 


Emelianenko - Master Sambo of International Class e o Prof. Carlos JIMMY Maia

   St. Petersbug - 2008

Embora o Sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).

§  Novichok (preta) 

§  Yunosheskiy razryad (cinza) 

§  Vzrosliy razryad (marrom) 

§  Kandidat of Master Sambo (verde)

§  Master Sambo (azul) 

§  Master Sambo of International Class (vermelha)

§  Grand Master (ouro)

§  Uchitel (branca)

Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no Sambô a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.

A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais.

 

Sambocas (Sambistas) ilustres

§  Fedor Emelianenko - 4 vezes campeão mundial de Sambo. Considerado, por muitas fontes,  como o melhor lutador peso-pesado de MMA .

§  Vladimir Putin - Master Sambo (faixa azul) e presidente honorário da FIAS. É também faixa preta (branca e vermelha - sexto dan) de Judô .

§  Blagoi Ivanov - Campeão mundial de Sambo de 2008 (venceu o mundial de Sambo de 2008, derrotando Emelianenko na semi-final).

§  Vladimir Kozlov - Wrestler profissional da empresa WWE. Por ser wrestler, não necessariamente luta Sambô nos ringues, mas é mestre na arte, assim como no Judô, no Karatê e no Tae Kwon Do.

 

No Brasil a CBAS conta com três federações oficiais

 

A do Rio de Janeiro (FASERJ), de Rondônia (FLOAERO) e do Rio Grande do Sul (FLOERGS), o primeiro curso oficial da FASERJ será realizado no dia 27 de novembro de 2010.

 

Maiores informações sambobrasil.webnode.com.br

 



ti facil
ti facil